quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

Definição: O túnel do carpo é uma estrutura formada por pequenos ossos no punho e pelo ligamento transverso, por onde passam tendões responsáveis pela flexão dos dedos e o nervo mediano, que enerva o polegar, o indicador e o dedo médio e parte do anelar.

Fonte : www.clinicadamao.com.br
        A Síndrome do Túnel do Carpo (STC) consiste na compressão do nervo mediano contra o ligamento transverso, que pode ser causada por uma inflamação nos tendões que passam pelo canal.  

Atualmente, essa alteração tem atingido um número de pessoas cada vez maior,  principalmente trabalhadores que exercem atividades de intensa movimentação do punho. É também mais comum em mulheres. 


 Sintomas: Os principais sintomas da Sindrome do Túnel do Carpo são:  dor , queimação ,formigamento ou adormecimento das mãos e/ou dedos. A dor pode irradiar para os cotovelos e ombros. Os sintomas ficam piores à noite. O prolongamento dos sintomas provoca dificuldade em executar movimentos pequenos com as mãos, como por exemplo colocar linha numa agulha. 

Fonte: http://carpaltunnelsyndrometreatment.c
Causas: Um dos principais motivos para o aparecimento da síndrome do túnel do carpo são as doenças ocupacionais causadas por movimento ou esforço repetitivo. A flexão e extensão do punho causam esse tipo de lesão, porém traumas como fraturas também podem levar a síndrome. Pessoas diabéticas podem ter mais facilidade em desenvolver a doença decorrente de alterações do tecido sinovial.

Diagnóstico: O diagnóstico é realizado por médico ortopedista ou especialista em mãos. Consiste em avaliação clínica e teste eletroneuromiográfico (ENMG). Este demonstra a redução ou bloqueio da função de condução do nervo.

Para diagnosticar a STC, o médico fará perguntas como: se sente formigamento a noite na região, se ele tem dificuldades de pegar objetos pequenos, e após fará testes que confirmarão se há compressão do nervo mediano ou não.

  - O teste de Phalen consiste em dobrar o punho e mantê-lo flexionado durante um minuto, se houver lesão, o indivíduo sente os sintomas se agravarem. 

Teste de Phalen
Fonte: www.clinicadamao.com.br

Sinal de Tinel
Fonte: www.clinicadamao.com.br
- O teste de Tinel consiste em percutir o nervo mediano, que se estiver comprometido, provocará sensação de choque e aumentará o formigamento no local.

 Tratamento: O tratamento deve ser específico para cada grau de compressão do nervo mediano, que pode ser dividido em leve, moderado e grave.

           Órtese para punho
O tratamento conservador consiste em fisioterapia, uso de órtese (mantém o punho em extensão), acupuntura e medicações antiinflamatórias, além de exercícios de alongamento e melhora da postura, principalmente relacionada ao trabalho. São utilizadas em algumas situações infiltrações com corticóides.

 A acupuntura pode auxiliar no tratamento diminuindo a dor e edema local, aumentando a sensibilidade e força muscular.

Quando o tratamento conservador não melhora os sintomas, o procedimento cirúrgico deve ser utilizado, porém se o fator causador da doença não for eliminado, pode-se ter uma recidiva da lesão.

Visão Oriental (inclui termos relacionados à MTC)

Exceto nos casos por traumas, a síndrome do túnel do carpo deve-se devido à obstrução da circulação de Qi e Xue do canal Principal Xin Bao Luo (C/S) e de seu canal de energia Tendinomuscular, como conseqüência da penetração do Frio, Umidade ou Vento.
O aparecimento de dor no punho deve-se às alterações do Qi do Xin (Coração) e dos Canais de Energia (Tendinomusculares e Principais) que passam por essa articulação.
Os Canais de Energia sofrem o processo de estagnação de Qi e Xue quando acometidos por energias perversas vento, frio, umidade, umidade-calor, ocasionando além da dor, processos inflamatórios, derrames sinoviais, artrites, artroses, na dependência do tipo e das características de cada energia perversa.
A Síndrome do túnel do Carpo pode ser uma manifestação clínica da Síndrome Yang Qiao Mai ou do Yin Qiao Mai (este acompanhado de cervicobraquialgia).

Dicas para posicionamento correto ao trabalhar com computador

Hoje em dia todos estamos conectados o tempo todo. O computador é aliado nas horas de trabalho e diversão. Porém , para desfrutar das maravilhas tecnológicas sem prejudicar seu corpo, observe sua postura e faça alongamentos frequentes, evitando assim problemas futuros . Seguem algumas dicas :


Fonte: http://4.bp.blogspot.com
Fonte: http://i593.photobucket.com/albums/tt12/leandrobracaroto_01/img6.jpg
 
  Dúvidas?  Clique aqui!


Bibliografia

MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da Medicina Chinesa: um texto abrangente para acupunturistas e Fitoterapeutas. São Paulo: Roca,1996.
MONTE, Rackel. Síndrome do Túnel do Carpo.Disponível em http://www.fisioterapia-domiciliar.com/fisioterapia-ortopedica/sindrome-do-tunel-do-carpo. Rio de Janeiro:2011.
TEIXEIRA, M.J., FIGUEIRÓ, J.A.B. Dor:Epidemiologia, fisiopatologia, avaliação, síndromes dolorosas e tratamento. São Paulo : Grupo Editorial Moreira Jr., 2001. 


4 comentários: