terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Epicondilite Lateral - Dor no cotovelo

Segundo a Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, a Epicondilite lateral do cotovelo é a causa mais comum de dor no cotovelo, também conhecida como “cotovelo de tenista”. É caracterizada por dor aguda na região do epicôndilo lateral (parte óssea mais proeminente do cotovelo), origem dos músculos supinador do antebraço, extensores do punho e dedos.
Vale ressaltar que apenas 5% dos casos da doença são em tenistas e praticantes de squash e golfe e os restantes 95% em pessoas comuns, especialmente de 35 a 55 anos. Os mais atingidos são aqueles que fazem esforços repetitivos e se utiliza de equipamentos de forma incorreta (digitadores, escritores, dentistas, fotógrafos, operários, donas de casa, profissionais de limpeza, etc). A causa da doença são os esforços intensos e repetitivos nos músculos do antebraço e do cotovelo, que favorecem a formação de microtraumatismos, diminuindo a oxigenação local e favorecendo a conseqüente degeneração articular. 

O primeiro sintoma é a dor na lateral do cotovelo, que se irradia para o antebraço. Em atletas, em geral o início é repentino e rápido. Já nas pessoas comuns a dor se instala aos poucos e se torna intensa e persistente. O diagnóstico é essencialmente clínico, com alguns testes especiais. A radiografia simples geralmente não apresenta alterações, sendo utilizada para excluir patologias ósseas. A ultra-sonografia pode ser utilizada como método complementar de diagnóstico e mais raramente é necessário o uso da ressonância magnética. 
Cotovelo em flexão de 90º: Vista Lateral. 
Fonte : Atlas interativo de anatomia humana.
 Os tratamentos utilizados ainda são muito controversos e vão dos mais simples, como aplicação de gelo e fisioterapia, até cirurgias. O passo inicial é o afastamento do paciente das atividades que causam a  dor, assim como é importante corrigir o posicionamento do corpo no que se refere à cadeira, mesa de trabalho e, em especial, do braço em relação ao teclado do computador. A dor pode ser controlada com analgésicos e mesmo infiltração de corticóide, que podem trazer contra-indicações e reações adversas. Esse último procedimento em geral controla rapidamente a dor, porém por pouco tempo. Para que ela não retorne, é fundamental que a pessoa faça também fisioterapia e exercícios de reforço muscular e de alongamento, eficazes a médio e longo prazo. 
Na fase de tratamento o paciente pode usar imobilizadores, pois ajudam a manter a mão e o punho na posição correta, evitando que force em excesso os músculos do braço.

A acupuntura poderá ser utilizada como coadjuvante ao tratamento convencional no controle da dor e inflamação. Pessoalmente, já tratei diversos pacientes com esta queixa e em geral o resultado é satisfatório já nas primeiras sessões. É importante ressaltar que para realizar a acupuntura não se faz necessário interromper quaisquer tratamentos que estejam sendo feitos, como fisioterapia , por exemplo.A magnetoterapia também poderá ser utilizada como complemento da acupuntura.

O tratamento da epicondilite será cirúrgico somente quando nenhum recurso utilizado tenha resultado no alívio dos sintomas. Consiste na retirada do tecido degenerado, estimulação do sangramento através de perfurações ósseas e cicatrização.

A Epicondilite na Visão Oriental
(possui termos técnicos referentes à MTC)

A Epicondilite dá-se devido a Estagnação de Qi nos canais Tendinomusculares e Canais de Energia Principais que passam pela articulação do epicôndilo. São em geral acometidos por energias perversas Calor e Frio, principalmente em pessoas que fazem muitos movimentos de rotação do antebraço e/ou movimento de flexão e extensão do cotovelo. Também pode ocorrer fraqueza de Qi do cotovelo devido alterações do Qi do Fei (Pulmão) ou estagnação de Qi e Xue no canal de energia IG (Intestino Grosso) pelo Vento e Frio. A estagnação do Qi promove aparecimento de dor, podendo evoluir para alterações orgânicas, tais como fibrose, esclerose óssea, calcificação, bursites, etc ). A presença de energia perversa Calor é um fator que induz a inflamação e posterior fibrose muscular. Já o Frio leva ao processo de esclerose óssea do epicôndilo.

Podem ser utilizados para tratamento pontos locais e superficiais dolorosos ( ashi ) com técnicas de analgesia , pontos a distância , pontos de Canal Unitário ( Yang Ming ), entre outras técnicas .

Bibliografia

RIBEIRO, Fabiano R. Epicondilite lateral é a causa mais comum de dor no cotovelo. Portal Caras. Edição 676 - Ano 13 - Numero 42. 
ROSS, Jeremy. Combinações dos pontos de acupuntura: A chave para o êxito clínico. São Paulo: Roca, 2003.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA. Epicondilite Lateral do Cotovelo. Projeto Diretrizes, 2007.
YAMAMURA, Ysao. Acupuntura tradicional : a arte de inserir. São Paulo: Roca, 2001.

 
Dúvidas ? Clique aqui.

2 comentários:

  1. Olá!
    Sou o Junior,li o seu "artigo" sobre o que é acupuntura e achei muito interessante, consegui ter mais clareza sobre a eficácia do método . Minha noiva faz acupuntura e tinha muitas dúvidas sobre o assunto... Acho importante as divulgações desse "tipo" assim a sociedade e os leigos terá mais informações e conseqüentemente menos "preconceito". A população em geral não conhece e assim surge muita rejeição.
    Att:

    Junior.

    ResponderExcluir
  2. Olá Junior ! Fico feliz por ter gostado do artigo. Em breve trarei novos temas . Fique a vontade para esclarecer suas dúvidas . Obrigada
    Aline

    ResponderExcluir