A acupuntura melhora de maneira significativa os transtornos de ansiedade, permitindo um maior domínio do paciente frente aos seus sentimentos. Pode ser associada à auriculoterapia , fitoterapia, homeopatia, terapia com Florais , entre outras técnicas. A constante pressão, cobranças no trabalho, nos estudos, em família, etc, fazem com que os distúrbios emocionais tornem-se intensos e freqüentes, influenciando a rotina diária e culminando em sintomas físicos desagradáveis.
Definição de ansiedade: estado biológico do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, palpitações, medo intenso, aperto no tórax, transpiração excessiva etc.
O Grito de Edvard Munch (1893) |
Causas :
Desconhecida – medos vagos e informes, ou claros e vividos, embora imaginários. Muitas vezes a ansiedade sem causa conhecida está relacionada com um fato do passado que a pessoa não deseja encarar ou se lembrar.
Conhecida – Pode se seguir a uma retirada de drogas ou medicamentos ou envolver apreensão preocupação excessiva sobre um fato específico como um exame ou cirurgia, agravada por cansaço e estresse.
Para um animal sob ameaça , medo e ansiedade têm enorme valor para a própria sobrevivência. O aumento do estado de alerta, velocidade da respiração e freqüência do batimento cardíaco, prepara o animal para a fuga ou luta. Nos humanos a ansiedade pode ser uma resposta saudável que faz com que a pessoa evite situações inconvenientes ou de perigo, ou consiga altos índices de desempenho. Porém, se o estado de ansiedade se tornar crônico ou fora de proporção em relação ao estímulo, esta resposta saudável pode se tornar uma doença. O estado de alerta contínuo pode evoluir para tensão, insônia e exaustão, dificuldade para respirar ou ataque de pânico e palpitações, chegando à tensão, dores ou tremores musculares.
A ansiedade na visão oriental (possui termos técnicos referentes à MTC)
Na MTC a ansiedade está ligada com o Coração por excesso, deficiência ou estagnação e com o Rim. Pode estar associada com outras emoções do Coração como agitação, pânico, histeria ou insônia, palpitações, hipertensão, dor na região cardíaca, palidez e extremidades frias.
As emoções do Rim no quadro de ansiedade podem incluir: sentimentos de apreensão, medo de que algo terrível aconteça, combinada a sobressaltos e receios, com sinais físicos como tremor ou intestinos soltos.
Com o medo podem surgir ansiedade e raiva, envolvendo os sistemas do Rim, Coração e Fígado. Essas três emoções podem causar tensão mental, emocional e física, causando estresse e tensão. Se houver envolvimento do Fígado e da Vesícula – Biliar pode haver sentimentos de incerteza, indecisão, irritabilidade, suscetibilidade e hipersensibilidade, assim como dores de cabeça , rigidez cervical ou tremores nos músculos da face ,pescoço, ombros , costas e membros.
O Pulmão pode estar envolvido com o Rim e com o Coração em situações em que há enorme insegurança e medo de perdas. Exemplo: o medo do pai de que o filho possa morrer, ou da esposa de que o marido possa abandoná-la, entre outras.
Vale lembrar que os exercícios físicos constantes, uma alimentação adequada e atividades de lazer contribuem para o sucesso do tratamento. Por ter uma natureza complexa e diversas classificações, o acompanhamento psiquiátrico ou psicológico em algumas vezes faz - se necessário.
Dúvidas ? Clique aqui.
Bibliografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário