terça-feira, 15 de março de 2011

DORES NO OMBRO



As dores de ombro são muito freqüentes entre os adultos, independente da faixa etária. Aparecem sob a forma aguda, crônica, unilateral (de um lado apenas) ou bilateral (dos dois lados ao mesmo tempo).

Tendinites - O tendão conecta os músculos aos ossos ou a outros tecidos. A maioria das tendinites resulta do uso exagerado ou incorreto dos membros superiores. A tendinite aguda resulta de esforços repetitivos e ocorre principalmente após exercícios ou esportes de grande impacto ou atividades relacionadas ao trabalho (como digitação, por exemplo). A tendinite crônica resulta de uma doença degenerativa ou esforços por longo período. Lesões do manguito rotador são os problemas mais comuns desse tipo. O manguito rotador é um alinhamento de músculos e tendões, que permitem o movimento e a estabilidade do ombro.

Bursites - Às vezes, o uso excessivo do ombro leva a uma inflamação e edema (inchaço) de uma bursa. As bursas estão localizadas ao redor das articulações e tem como função diminuir o atrito causado pelos movimentos do ombro. A bursite ocorre geralmente em associação com a tendinite do Manguito Rotador. Algumas vezes, os diversos tecidos do ombro tornam-se inflamados e doloridos limitando o movimento e o uso do ombro. Como resultado, a articulação pode até "endurecer", uma condição chamada de "Ombro Congelado".

Lesões / Instabilidade - Algumas vezes os ossos em uma das articulações do ombro se movem ou são forçados para fora de sua posição normal. Essa condição de instabilidade pode resultar no deslocamento de uma das articulações do ombro. Deslocamentos (luxações) repetitivos causam dor e falta de estabilidade quando você levanta seu braço ou o move para longe de seu corpo. Quando você levanta o seu braço acima de sua cabeça, o ombro pode parecer estar escorregando para fora do lugar ou você pode sentir uma sensação desconfortável ou diferente que algumas pessoas geralmente referem como "braço dormente" ou "braço morto".

Determinar a causa do problema no ombro é essencial para recomendar o método de tratamento correto. Primeiramente procure um médico ortopedista para avaliação das dores.  O mesmo deverá realizar exame clínico, avaliando a função do braço e solicitar, quando necessário, exames que confirmem o diagnóstico. Os exames mais comuns são Raios-X, Ultrassonografia, Ressonância Magnética ou Tomografia Computadorizada. 

Tratamento - O tratamento geralmente envolve repouso das atividades que possam estar envolvidas nas dores e medicações podem ser prescritas para reduzir a inflamação e a dor. Infiltrações com corticosteróides podem ser recomendadas dependendo do caso. A fisioterapia e a acupuntura são indicadas na maioria dos casos. A acupuntura trabalha a dor e inflamação, melhorando a mobilidade do ombro. Vale ressaltar que, em alguns casos, devido principalmente à ruptura de tendões, torna-se necessário a intervenção cirúrgica para correção do problema. 

Visão Oriental (inclui termos relacionados à MTC)

Os problemas da articulação e músculos do ombro estão relacionados com traumatismo, invasão por Vento Frio ou Umidade, doença crônica, Estagnação do Qi do Fígado e deficiência generalizada do Qi e do Sangue (Xue).

Se a estagnação for do tipo Yang, além da dor, surgem processos inflamatórios como bursites, tendinites, capsulites, etc.

Se a estagnação for de característica Yin, podem manifestar-se por depósito de cálcio nos tendões, como por exemplo, calcificação do tendão do músculo supra-espinhoso, uma vez que a polaridade negativa conferida pelo Frio atrai íons de cálcio .

A região do ombro é suprida pelos canais de energia Tai Yang, Shao Yang, Tai Yin, Jue Yin e Shao Yin. A alteração energética de um ou mais canais pode ser a causa inicial das ombralgias, assim como distúrbios dos Canais de Energia Tendinomusculares e/ou Canais de Energia Curiosos.

O ombro recebe a energia do Fígado e dos Rins de modo que as alterações energéticas nesses canais também podem causar ombralgias, particularmente as crônicas.

O diagnóstico do Canal de Energia afetado é necessário pela historia clínica , irradiação de dor e fatores de piora e melhora , esclarecendo as características da dor (se Calor ou Frio / Umidade). Podem ser usados pontos locais e distais no canal afetado, além de pontos nos canais acoplados.

Podem ser utilizados a acupuntura, auriculoterapia, moxabustão, craniopuntura, magnetoterapia, Stiper®, eletroacupuntura, entre outras técnicas. 

Bibliografia : 
Instituto de Ortopedia e  Fisioterapia. Dores no ombro . Disponível em 
http://www.iof.com.br/int_default.php?p=artigos/art_ombro. 
ROSS, Jeremy. Combinações dos pontos de acupuntura: A chave para o êxito clínico. São Paulo: Roca, 2003. 
YAMAMURA, Ysao. Acupuntura tradicional : a arte de inserir. São Paulo: Roca,2001.

Dúvidas ? Clique aqui.